Tuesday, October 12, 2010

Diana and In the mood for food

{In the mood for food}

Uma coisa que gosto muito com o meu blog é que é um meio de conhecer pessoas muito interessantes.
O meu ritual da manhã é ir ao Bloglines e ver tudo o que se passa de novo nos meus blogs preferidos. Ler diariamente os pensamentos de algumas pessoas através dos seus blog deu-me uma enorme vontade de as conhecer e, com a Diana do ‘In the mood for food’, foi isso mesmo que aconteceu.
Conhecem com certeza a sensação de ler um livro e imaginar os personagens. Comigo muitas vezes acontece que, quando vejo o filme baseado num livro que li, fico desiludida nesse aspecto… com a Diana aconteceu exactamente o contrário… uma correspondência completa!
Ao ler o blog dela sempre imaginava uma pessoa com muito estilo, simpática, aberta, querida... que são exactamente algumas das suas características na vida real .
Como adoro o seu blog, e como a adorei, dias depois de a conhecer pessoalmente fiquei com muita vontade de saber mais sobre ela e partilhar isso convosco. Tenho a certeza que vão adorar (ou já adoram) o ‘In the mood for food’.

{In the mood for food}

*Como é que surgiu a ideia do blog?

O blog começou em 2006, mas na altura não o levava muito a sério, colocava algumas fotos mas nem sequer escrevia nada, nem as receitas. Só passou a ser um blog "à séria" em 2009, quando após alguma insistência por parte dos meus amigos comecei a escrever e a publicar as receitas. Sem nunca ter pensado muito nisso, o blog tornou-se num meio para expressar o gosto que tenho por cozinhar.

*A Paixão pela cozinha e por cozinhar é algo que já existia ou é uma paixão ‘nova?

Na minha família sempre se deu muita importância à comida, todos cozinhávamos, a minha mãe, o meu pai, os meus avós. Naturalmente adquiri o gosto pela comida e por cozinhar. Comecei a coleccionar livros de culinária e revistas muito cedo, por volta dos 15 anos. Via todos os programas de culinária que davam no canal BBC Prime, e experimentava muitas receitas. As minhas "cobaias" eram os meus pais e as minhas amigas!

*E a fotografia? É esta paixão uma sequência natural da paixão por cozinhar?

Sem dúvida! Depois de tantos anos a observar livros e revistas foi inevitável a ligação da imagem à própria comida. Durante muito tempo achei que as receitas que não tinham fotografia não eram apelativas nem convidavam à sua execução. No entanto, foi exactamente quando comecei a fotografar que entendi que apesar da fotografia ser talvez o maior (ou menor) incentivo para fazer a receita, para mim não era o único. Apercebi-me que mesmo com uma boa fotografia, se não se passa a emoção certa através da imagem a mesma não tem o efeito que deveria ter. Foi nessa altura que me apercebi que mais do que uma imagem, o que me tocava era o contexto da receita em si. Por isso é que alguns dos meus livros preferidos de receitas não têm fotografias, nomeadamente o A Homemade Life da Molly Wizenberg e o French Provincial Cooking da Elizabeth David. Isto torna a tarefa de fotografar mais desafiante, trata-se de passar um contexto através de uma imagem usando os acessórios adequados e a luz ideal.


{In the mood for food}


*Gosta de cozinhar para outros ou também cozinha quando está sozinha, apenas para si?

Eu adoro ambas as situações. Mas obviamente tenho tendência para cozinhar coisas mais simples para mim e mais elaboradas para os meus amigos. Afinal de contas se dá trabalho ao menos que seja apreciado por mais pessoas!

*Doce ou salgado :-)? Sobremesa ou prato principal?

Hoje em dia, salgados e pratos principais! Na realidade até sou mais de refeições ligeiras e petiscos!
Mas há uns anos atrás era exactamente o oposto, só bolos e biscoitos. Acho que é por fases. No blog tento equilibrar ambos, mas as sobremesas são mais apelativas em termos visuais e dão-me mais gosto a fazer, talvez por serem mais exigentes.


*Comida biológica? Porquê?

Compro sempre ovos e carne biológica. Nos vegetais, fruta e cereais sou mais condescendente. Acho importante termos consciência do que ingerimos, de onde vem, como é confeccionado, como é cultivado, tento estar informada sobre o que se passa na indústria alimentar para poder fazer as escolhas certas.

Obrigado Diana. E desejo que o 'In the mood for food' continue a ter sucesso! Vou continuar a segui-lo com muita satisfação!!!

{images: linked to their sources above}

3 comments:

  1. Como diria a minha filhota, mnham mnham. Obrigada pela sugestão, é bom conhecer mais um blog lindo e com receitas que apetece levar o portátil para a cozinha e começa logo a experimentar!

    ReplyDelete
  2. Pois eu conheci este blog através do "in the mood for food"! Devo dizer que adoro os vossos blogs e espero que continuem por aqui a fazer-me companhia....eu prometo continuar atenta! um beijinho

    ReplyDelete