Friday, January 14, 2011

Saídos da Concha


*Sorry to my English speaking readers, I will try to translate interview ASAP.


Há certas palavras que na minha cabeça fazem um tipo de reacção secundária, como por exemplo, relaciono Domingo com Preto, Verão com Branco, Praia com Pedras,... e 'Saídos da Concha' com Criatividade.

'Saídos da Concha' foi o primeiro blog que comecei a seguir e ficava maravilhada com tudo o que lá encontrava... artesanato, comida, flores, ideias, casa... absolutamente tudo.

A Constança, a pessoa por trás de tudo isso, é extremamente talentosa e está na minha lista de pessoas que gostaria de conhecer (sim, eu tenho essa lista).
Como mudou para Inglaterra, e como não sei se terei hipótese de a conhecer pessoalmente, decidi fazer uma 'reunião virtual', para saber algo mais sobre ela. Há muitas coisas que se podem aprender sobre uma pessoa através do seu blog mas havia mais algumas que eu queria ouvir, aprender dela, e devo dizer que fiquei maravilhada com as respostas. E vou partilhá-las com vocês.


* Quando era pequenina, fazia muito artesanato em casa? Gostava de cortar, colar, desenhar?

Lembro-me que fiz vários presentes de Natal para a família, e o meu material preferido era o papel. Uma vez, acho que na 3ª classe, levei uns cadernos feitos por mim para o colégio (muito básicos, claro!) e vendi-os aos meus colegas. Rapidamente fui apanhada e admoestada pela professora.


* Como é que surgiu a ideia do blog?

Na altura em que me comecei a interessar por tecidos e costuras, descobri que havia uma enorme comunidade de blogs dedicados ao assunto. Depois de um ou dois meses a lê-los, resolvi criar o meu próprio blog.


* A Constança terminou o curso do Direito e tem o mestrado em Historia, mas optou por se dedicar ao artesanato e ao blog... isso foi uma ideia que se estava a ‘cozinhar’ dentro de si algum tempo ou foi uma decisão espontânea?

Antes de mais, devo dizer que não acabei o mestrado em História - fiz a parte escolar mas a tese não foi avante.
O curso de Direito nunca me preencheu e a decisão de fazer um mestrado em História foi uma "fuga para a frente" (entretanto fui fazendo outras coisas: estagiei no Instituto Camões e trabalhei na editora Cotovia). Sempre senti necessidade de me expressar criativamente mas, ao longo do meu percurso escolar, nunca tive oportunidade de explorar esse meu lado. A certa altura, a meio do mestrado, dei por mim a passar mais tempo a coser do que a fazer pesquisa na biblioteca. Aí decidi encarar as evidências e fazer uma escolha - e escolhi o Saídos da Concha.

* Acha que em Inglaterra o artesanato e os trabalhos manuais são mais apreciados do que em Portugal?

Sem dúvida. Em Portugal geralmente não se leva a sério uma pessoa que se dedique a tempo inteiro a fazer o que eu faço. Há respeito por artistas plásticos, escritores, músicos, mas uma pessoa como eu é considerada apenas uma "menina prendada" que se vai "entretendo" com estes devaneios domésticos. Daí que haja tanta relutância em pagar um preço justo (entendido como exorbitante) por peças feitas à mão.
Em Inglaterra há um nome para a minha ocupação: chama-se "designer-maker". (em Portugal sou o quê? não me considero uma "artesã") Há centenas de feiras, lojas e museus que expõem e vendem este tipo de criações. Tricotar ou coser não é visto como uma ocupação de avozinhas, mas sim como trabalhos de gente que se empenha e leva tudo isto a sério. Por outro lado, o nível de qualidade e profissionalismo dos "designers-makers" aqui é notável.


* Além da paixão pelo artesanato também tem paixão pela cozinha e por flores… acha que essas paixões estão ligadas? Surgiram juntas ou são independentes uma da outra?

Tudo está interligado. Optei por ganhar menos dinheiro e ter uma vida mais autêntica, de acordo com o ritmo do mundo que me rodeia. Não quero comer morangos em Janeiro nem castanhas em Junho, assim como não estou interessada em comprar uma camisola de poliéster feita na China em condições sub-humanas, nem um bolo de supermercado cheio de aditivos. Gosto de produzir peças com alma e é isso que ofereço aos meus clientes: produtos feitos com tempo, dedicação e qualidade. Tiro imenso prazer de ter uma casa agradável, que vou decorando ao sabor das estações do ano. Não estou interessada em consumir por consumir.
Estas escolhas são pessoais - não estou a tentar converter ninguém! E não almejo o ideal feminino dos anos 50. Não sou saudosista - gosto muito de viver no século XXI e ter acesso a uma vida fácil e confortável. Mas parece-me que o progresso, que apagou tantas coisas más e difíceis do antigamente, também atropelou e asfixiou muitas das coisas simples e boas da vida.

* A agricultura biológica em Inglaterra está mais avançada do que em Portugal. A Constança tenta usar produtos biológicos no dia-a-dia? Porquê?

Sinto-me atraída pelos produtos biológicos, mas prefiro comprar produtos locais e sazonais. São bastante mais baratos, não vieram do outro lado do mundo e quero acreditar que nem todos os legumes comprados nas "farm shops" e nos "farmers' markets" estão carregados de pesticidas. Também comecei a cultivar fruta e vegetais em casa e este ano comemos courgettes, tomates e morangos vindos dos nossos canteiros e vasos.


* Sobremesa ou prato principal?

Entrada e sobremesa, sempre! O prato principal é-me perfeitamente dispensável.

Obrigada Constança pelo teu tempo e pelas respostas tão sinceras. Adorei!!!

25 comments:

  1. Parabéns! Gostei muito da entrevista e de conhecer a Constança! :)

    ReplyDelete
  2. Parabéns pela entrevista! Sigo o Saídos da Concha diariamente e sou fã incondicional do trabalho da Constança. :-)

    ReplyDelete
  3. Parabéns pela entrevista. O blog da Constança faz parte dos meus links favoritos que visito todos os dias, é verdadeiramente inspirador. E foi através dele que cheguei ao seu. Devo confessar que fiquei positivamente surpreendida (adoro comer e cozinhar), voltarei mais vezes certamente.

    Telma Mota

    ReplyDelete
  4. Tinha um grande prazer falar com Constança e adorei as respostas dela.Obrigada!!!

    ReplyDelete
  5. boas respostas a óptimas perguntas! já conhecia a constança e hoje gostei de vir aqui. os bolos têm um aspecto divinal e a fotografia é excelente! parabéns, vou estar atenta às novidades daqui

    ReplyDelete
  6. Super interessante isso. Adorei.
    Penso que deveríamos todas fazer o mesmo.
    Assim vamos nos conhecendo mais e mais; aproveitemos o que temos à mão.
    Beijos meninas. Vamos à próxima entrevista.
    Nina

    ReplyDelete
  7. Great blog, nice pictures and topics! I will visit it again. Good evening.

    ReplyDelete
  8. concordo quando diz que e' mais reconhecida em Inglaterra. A facilidade de encontrar materiais de bom gosto e qualidade, mesmo que em charity shops! também ajuda muito!

    ReplyDelete
  9. Buena entrevista! Estoy de acuerdo con lo que dice Concha, deberíamos pararnos un poco y pensar en todas las cosas que compramos que no necesitamos, viviríamos mejor y más felices. Y respecto a la comida, no es normal que sea más barato comprar en enero manzanas de Brasil que naranjas de Valencia, en mi caso, como dice Concha, creo que hay que apostar por productos locales y de temporada, como se ha hecho siempre.
    Saludos desde Madrid.

    ReplyDelete
  10. Olá :)
    Adorei esta pequena conversa entre as duas!
    Sigo a Constança há algum tempo, sou fã de tudo o que ela faz. Acho que nunca comentei no blog dela :), ainda não tive essa coragem.
    Parabéns pela sua entrevista.
    :-*

    ReplyDelete
  11. Fiquei curiosa e foi um prazer ler as respostas da Constança.
    Quanto ao modo como é visto em Portugal, de todos aqueles que se dedicam às diversas manualidades da mesma forma que a Constança, foi a resposta mais objectiva e esclarecedora da situação, é uma pena e entristece.

    ReplyDelete
  12. Bom dia,
    A autenticidade das coisas é o que mais gosto na Constança. Sigo o blog há algum tempo e tudo com muito bom gosto. Gostei deste bocadinho.
    É com tristeza que constato que as artes manuais não são devidamente reconhecidas, a mentalidade portuguesa ainda não atingiu o patamar da inglesa.

    ReplyDelete
  13. Tbém amo ler o saidos da concha...e adorei a entrevista...

    Tbém gostei muito daqui e ja to seguindo!

    Beijos

    ReplyDelete
  14. Adorei.
    Parabéns pela ideia e pela entrevistada.
    Gostei muito.
    Gostei muito do seu blog que irei seguir com entusiasmo :)

    ReplyDelete
  15. Olá!

    Adorei a entrevist, foi uma boa ideia.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  16. Parabéns Constança!!! É interessante conhecer e saber o que pensam pessoas do outro lado do mundo , com as quais temos um contato virtual sem intermediários e tão sincero. Nossas preocupações são as mesmas, admiro seu trabalho e sua forma de viver1
    Um abraço,
    Deise

    ReplyDelete
  17. olá meninas!!! adorei a entrevista! já fui cliente da constança e adorei o que ela fez! tive o maior orgulho em exibir a clutch feita pela constança, em vez de ter comprado uma talvez muito mais barata numa outra loja qualquer! a constança leva uma vida que me inspira imenso, e por isso adorei as respostas e achei-as muito genuínas, tal como a constança! um beijinho às duas!

    ReplyDelete
  18. Super-super-super Concha... Bela, bela! Agora me fez descobrir que posso me entitular uma "designer-maker".

    Adorei a entrevista. Seu blog é mesmo um docinho!

    beijo,
    www.ateliebasile.com

    ReplyDelete
  19. também sou fã há algum tempo :)
    se pudesse, também fazia as malas e partia.

    ReplyDelete
  20. Obrigada pela entrevista e Parabéns à entrevistadora e entrevistada...E realmente é bem verdade...isto de se querer fazer algo com as próprias mãos, materiais, ideias originais e criatividade à mistura, em Portugal resume-se a "menina prendada". Recuso-me, pois passo muito tempo a investigar e a estudar os melhores materiais a usar, assim como técnicas...

    ReplyDelete
  21. Olá! Hoje reuniram-se aqui as duas premissas de bom gosto e vida simples: O Saídos da Concha e o Little Cake! Adorei ler esta reportagem....sigo o saídos da concha desde sempre....e esta é mais uma razão para gostar tanto de seguir este teu blog! Admiro esta capacidade de correr atrás do sonho! Obrigada pela partilha!

    ReplyDelete
  22. Obrigado pela inspiração!!! É bom saber que não estamos sós nesta forma diferente de ver o mundo que nos rodeia.

    ReplyDelete
  23. Sigo o Saídos da Concha há mais de dois anos, e o Little Cake desde que vi o link no Mood4food (que também adoro!). São todas uma inspiração (quase) diária. PARABÉNS!

    ReplyDelete
  24. muito autêntica,gostei de ler a entrevista.
    Faço parte do flickr,acompanho Saidos da Concha, sou Gato e Sapato.
    parabéns!
    bjs

    ReplyDelete
  25. Amei conhecer um pouco de sua vida ... Deus abençoe!

    ReplyDelete